Classificação das Soluções
1) De acordo com o estado de agregação da solução:
a) Soluções sólidas: liga metálica cobre-níquel;
b) Soluções líquidas: sal-água;
c) Soluções gasosas: ar atmosférico.
2) De acordo com os estados de agregação do soluto e do soluto:
a) Soluções sólido-líquido: sal-água;
b) Soluções líquido-líquido: álcool-água;
c) Soluções gás-líquido: gás carbônico em bebidas gaseificadas;
d) Soluções gás-gás: todas as misturas gasosas;
e) Soluções sólido-sólido: liga metálica cobre-níquel.
3) De acordo com a natureza das partículas dispersas:
a) Soluções moleculares: açúcar-água (moléculas de açúcar dissolvidas em água);
b) Soluções iônicas: sal-água (íons sódio e cloro dispersos em água).
4) De acordo com a proporção entre soluto e solvente:
Adicionando aos poucos sal à água, com temperatura constante e sob agitação contínua, verifica-se que, em dado momento, o sal não se dissolve mais na água, mas se deposita ou “precipita” no fundo do recipiente. Neste ponto, diz-se que a solução está saturada ou que atingiu o ponto de saturação.
O ponto de saturação depende do soluto, do solvente e das condições físicas – a temperatura sempre influencia e a pressão passa a ser importante em soluções onde existam gases.
OBS.: o fato de uma solução estar saturada com um soluto (sal, por exemplo) não a impede de dissolver o outro soluto (açúcar, por exemplo).
Assim, em função do Ponto de Saturação, classificamos as soluções em:
A solução saturada corresponde ao “limite de estabilidade”, ao passar deste limite (adição de mais soluto) forma-se solução supersaturada que é sempre instável. Basta uma pequena agitação na solução supersaturada ou uma simples adição de um pequeno cristal de soluto (germe de cristalização) para que todo o excesso de soluto precipite, voltando a solução ao ponto de saturação.
A solução supersaturada pode ser formada pela adição de soluto à solução mediante aquecimento, deixando-a resfriar lentamente.
Quando a solução supersaturada volta a ser saturada, o precipitado (excesso de soluto que é separado da solução) pode receber dois nomes: corpo de fundo (quando o soluto possui maior densidade e fica no fundo) ou sobrenadante (quando o soluto possui menor densidade e fica na superfície da solução).
Nenhum comentário:
Postar um comentário