A Ligação Covalente ocorre entre átomos que possuem tendência em em ganhar elétrons, assim, ocorren entre ametais e hidrogênio.
Obs.: o hidrogênio forma ligações covalentes com ametais e ligações iônicas com metais (hidretos metálicos).
Observe a Tabela a seguir, nela estão organizadas as informações mais importantes para as ligações covalentes.
Como poceder:
1°) O número da coluna em negrito indica quantos elétrons há na Camada de Valência;
2°) Sabendo quantos elétrons há na Camada de Valência determinamos quantos elétrons faltam para completar 8 (Teoria do Octeto);
3°) A quantidade de elétrons que falta é igual a quantidade de ligações que o elemento precisa fazer para dicar estável (com octeto completo).
Vejamos a representação das fórmulas para a Ligação Covalente:
1) Fórmula Eletrônica de Lewis (mostra os átomos, seus elétrons de valência e o compartilhamento é simbolizado ao circular o par de elétrons.
Representado acima estão dois átomos de hidrogênio com 1 elétron cada (em verde), um átomo de oxigênio com 6 elétrons (em vermelho) e as ligações covalentes entre hidrogênios e oxigênio (pares de elétrons circulados).
2) Fórmula Estrutural (mostra os átomos e as ligações são representadas por traços).
Para transformar a Fórmula Eletrônica de Lewis em Fórmula Estrutural basta apagar os elétrons e trocar o que foi circulado por traço.
3) Fórmula Molecular (mostra os átomos e suas quantidades)
O número 2 é chamado índice, e representa a quantidade de átomos presentes na molécula. O índice refere-se ao elemento escrito antes dele; assim há 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio (o número 1 é opcional ser escrito).
OBS.: os átomos podem fazer ligações múltiplas entre si.
Ligação simples
Ligação dupla
Ligação Tripla
NÃO há ligação Quádrupla
Ligação Covalente Dativa
Os átomos das Famílias 15, 16 e 17 da Tabela Periódica possuem pares de elétrons não ligados. Esses pares de elétrons podem ser compartilhados com outros átomos, assim, na ligação Covalente Dativa apenas um dos átomos compartilha o par de elétrons, o outro átomo recebe o par.
Vejamos a Fórmula Eletrônica de Lewis para a molécula formada por S (enxofre) e oxigênio (O):
Os dois elementos pertencem a Família 16, possuem 6 elétrons na última camada; por isso fazem duas ligações para ficarem estáveis. Após fazer estas duas ligações, o átomo de enxofre (que é maior que o oxigênio) pode compartilhar mais dois pares de elétrons. O compartilhamento não pode ser feito como na Ligação Covalente Comum pois, aumentaria o número de elétrons na Camada de Valência, então ele compartilha o par completo e outro átomo de oxigênio recebe o par.
O átomos de enxofre (S) ainda pode receber mais um átomo de oxigênio com outra ligação dativa:
A representação na Fórmula Estrutural da Ligação Covalente comum é feita com um traço; já a ligação Covalente Dativa é feita com uma seta, indicando qual átomo compartilha o par de eletrons e qual recebe:
Nenhum comentário:
Postar um comentário