Resolução comentada das questões de Química do ENEM 2016
1° DIA - PROVA BRANCA
Resposta: C
A água é polar, isto significa que ela se mistura com a parte Polar do tenso ativo (representado pelo círculo preto) e não se mistura com a parte Apolar (representado pela linha ondulada), assim o círculo preto ficará em contato com a água (exclui-se a figura B) e a linha ondulada ficará acima da água (como acontece quando colocamos óleo na água, ele não fica dentro da água, mas acima) restando dentre as opções a figura C.
Resposta: D
Na testosterona o grupo X é representado por OH (hidroxila) que é um grupo polar, isto significa que sua afinidade com substâncias apolares não é bom. Ao trocar o grupo OH no composto 1 e 2, retira-se um grupo polar, diminuindo a polaridade da estrutura e, consequentemente, aumenta-se a lipofilia (solubilidade em compostos apolares).
Resposta: D
Para neutralizar os gases que causam a chuva ácida, precisamos desoluções básicas ou seja que liberam íons OH-
Depois de escolher a solução básica (que contém OH), que poderá ser: piridina, metilamina e hidrogenofosfato de potássio; escolhemos a reação que apresenta a maior constante de equilíbrio: solução de hidrogenofosfato de potássio.
Maior constante de equilíbrio significa que na proporção produto/reagente há maior quantidade de produto (OH que nos interessa para a reação está no produto), assim o maior valor de constante de equilíbrio indica dentre as opções qual possui mais OH disponível para a reação.
Resposta: D
O fenômeno em questão representa as Mudanças de Estado Físico, sendo a diferença entre os estados físicos (sólido, líquido e gasoso) a distância entre as partículas (sólido - muito próximas, líquido - maior grau de liberdade em relação ao sólido - e gasoso - maior espaçamento possível entre os constituintes).
Resposta: B
Resposta: A
Questão de radioatividade (meia vida do Carbono 14). O carbono 14 é o único emissor natural e é usado para determinar a idade de múmias e animais fósseis. Esse cálculo poderá ser feito pela relação entre C-14 e C-12. Com o passar do tempo o Carbono 14 vai diminuindo, pois é um elemento radioativo e sofre decaimento.
Resposta: C
A técnica em questão é "Arraste a vapor", na qual o vapor extrai e arrasta a essência.
Resposta: D
Tanto o carvão quanto o benzeno são substâncias Apolares, assim, a única interação entre eles é Dipolo induzido - dipolo induzido.
Resposta: A
Resposta: B
Para calcular a DDP (Diferença de Potencial) que a reação fornece, faz-se a conta:
DDP = Potencial do Cátodo - Potencial do Ânodo.
Como se trata de uma reação espontânea de geração de corrente elétrica (no texto temos o termo "Bateria"), para obter o valor de DDP, usa-se a regra: Na reação espontânea, inverte-se o menor potencial e somam-se os valores. Entre os valores 0,8V e -0,3V, o menor é -0,3V, intertendo-se obtemos: 0,3V.
DDP = 0,8V + 0,3V = 1,1V (ou DDP = 0,8V - (-0,3V) usando a fórmula acima)
Então para obter 4,4V precisamos de 4 células em série (1,1 + 1,1 + 1,1 + 1,1 = 4,4V).
Resposta: D
1) Observar é se a reação está balanceada. Neste caso já está balanceada.
2) calcular as massas molares do metanol, brometo de metila e hidróxido de sódio:
metanol: 1C + 4H + O = 12g + 4x1g + 16g = 32g/mol
brometo de metila: 1C + 3H + 1Br = 12g + 3x1g + 80g = 95g/mol
hidróxido de sódio: 1Na + 1O + 1H = 23g + 16g + 1g = 40g/mol
3) Avaliar quem é o reagente limitante, pois a reação pára quando este reagente é totalmente consumido.
Observando as quantidades fornecidas, 142,5g brometo de metila e 80g de hidróxido de sódio, podemos concluir que o reagente limitante é o brometo de metila (142,5g equivale a 1,6 mols) e o reagente em excesso é o hidróxido de sódio (80g de hidróxido de sódio equivalem a 2 mols).
4) Cálculo do rendimento:
A equação nos diz que 1 mol brometo de etila reage produzindo 1 mol de metanol, como 1 mol de brometo de etila tem massa 95g e 1 mol de metanol tem massa 32g, utilizamos esses valores de massa numa regra de três para calcular qual seria a quantidade formada se a reação tivesse rendimento de 100%, ou seja, se os 142,5g reagissem totalmente:
95g de brometo de etila ____ 32g de metanol
142,5g de brometo de etila ____ Xg de metanol
X = 48g de metanol
Se tivessem sido formados 48g de metanol, o rendimento seria 100%, ou seja, todo o reagente foi transformado em produto; como o valor experimental obtido foi 32g, significa que nem todo o reagente se transformou em produto pois estava impuro.
48g de metanol ____ 100% de rendimento
32g de metanol ____ Y % de rendimento
Y = 66,7% de rendimento.
Resposta: D
O milho tem amido em sua composição, que é um açúcar de cadeia longa. Ao sofrer hidrólise, o amido é quebrado em partes menores chamadas monômeros, que neste caso são moléculas de glicose que são utilizadas pelas leveduras.
Resposta: C
Na reação do carbonato de bário (BaCO3 ) com ácido clorídrico (HCl) temos formação de um sal solúvel chamado de Cloreto de Bário (BaCl2).
BaCO3 + 2HCl → H2O + CO2 + BaCl2
Como o BaCl2 é sólido ele aparecerá no filtro.
Na reação com ácido sulfúrico (H2SO4) produziremos um sólido branco de sulfato de Bário que é um sal insolúvel
BaCl2 + H2SO4 → BaSO4 + 2HCl
Resposta: E
O Bombical apresenta Isomeria Geométrica Cis-Trans (presença da Ligação Dupla com dois ligantes diferentes em cada extremidade da dupla ligação).
Resposta: B
A quantidade de solvente (álcool) presente na mistura não é suficiente para que a água consiga remover a mistura do gás de pimenta, assim, a mistura oleosa do gás de pimenta não pode ser solubilizada pela água (não é possível remover utilizando água).
Nenhum comentário:
Postar um comentário